.
Aqui… com doçura, com paixão e alegria, vida, sorrisos, sucesso e amor; Sabedoria, esperança, caridade e diferenças; Saudades, liberdade, dúvidas e certezas; Entre amigos ou família, quem sabe outras crenças, dias de sol ou de chuva, sem frescuras… dividimos…"segredos".


○○○○○

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tirando a venda dos olhos..!!


Conta uma lenda que os índios Cherokees tem um intrigante ritual de passagem da juventude.

O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho no topo da montanha. O filho senta-se ali naquela montanha onde deve permanecer por toda a noite, sem remover a venda dos olhos até surgir os raios do sol brilhante no dia seguinte, também sem poder gritar por socorro para ninguém.

Se ele passar a noite toda lá, sozinho, enfrentado seus medos, será considerado um homem. Depois disso ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o desafio do desconhecido.

O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele senta-se estoicamente, nunca removendo a venda.

Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.

E finalmente... após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. E ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Percebe que ele estava ali, a noite inteira protegendo-o do perigo.

Isso me faz pensar que também nos nunca estamos sozinhos!

Em muitas das histórias bíblicas percebemos que a maioria dos grandes homens de Deus já carregou o peso de sentir-se desamparado, justamente em momentos em que mais precisavam de apoio e incentivo. Como Abraão, Moisés, Jó, José, Daniel, Elias, e muitos outros. Mas todos eles, ao tirarem à venda dos olhos, perceberam o quanto Deus estava perto.

Um exemplo que gosto muito é Jeremias que mostra todo o sentimento de abandono em que se encontra. Ele sentia-se só, muito mais, sentia-se um verme ambulante, motivo de escárnio do povo, como se Deus estivesse muito distante dele.

Mas, então, ele lembra quem é o Senhor, quem é o Deus que ele serve, e afirma: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele” (Lm 3.20-24).

Mesmo quando não percebemos, Deus está olhando para nós, bem ali ao nosso lado. Cuidando, protegendo, fazendo-nos passar nossas noites em segurança, mesmo quando pensamos que a escuridão nos toma por inteiro... Ele faz surgir o amanhecer, nos tira a venda e nos faz perceber que esta conosco em cada mínimo detalhe, em cada raio de Sol.

Por isso podemos ter a certeza que nunca estamos sozinhos! Deixe Deus tirar a venda dos seus olhos, e verá que Ele jamais deixou de estar ao seu lado, Ele jamais abandona você!

Porque Deus é fiel, e não desampara os seus!


Uma ótima semana a todos.

Gisele Mulek

Um comentário:

Tainã Almeida disse...

Os adultos vivem dizendo que a adolescência é
um dos periodos mais marcantes da vida.
Mais o que o adolescente pensa disso?
(sinopse do meu blog)

Acessa o meu blog?

http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

Espero a sua visita, se gostar segue lá, ficarei muito feliz.
Desde já obrigada, tenha uma ótima semana;
Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...